PARAÍBA

Governador homenageia alunos destaque no Enem
A estudante egressa da Rede Estadual, Carolina Alves dias, de 21 anos, conquistou 1.000 pontos, a nota máxima da redação, que teve como tema ‘Democratização do acesso ao cinema no Brasil’.




Secom-PB

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia registrou 267 estudantes com desempenho acima de 900 pontos na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, sendo destes nove alunos com 980 pontos. Os nove estudantes foram homenageados na manhã desta segunda-feira (20) pelo governador João Azevedo durante solenidade de posse dos mil professores aprovados no último concurso, e receberam certificados. 
 
A estudante egressa da Rede Estadual, Carolina Alves dias, de 21 anos, conquistou 1.000 pontos, a nota máxima da redação, que teve como tema ‘Democratização do acesso ao cinema no Brasil’, e também recebeu homenagem do Governador. Carolina concluiu o curso técnico de Aquicultura em 2015 na Escola Cidadã Integral Técnica Nobel Vita, em Coremas, e está entre os 53 estudantes que tiraram a nota máxima em todo Brasil. [Âncora]
 
Em sua quarta tentativa, Carolina contou que, mesmo como aluna egressa, nunca parou de estudar, sempre com o foco em alcançar o tão sonhado curso de Direito. “Mesmo eu já tendo terminado o ensino médio, nunca deixei de me dedicar, estudava muito em casa, no cursinho que eu fazia e as aulas do Se Liga no Enem. Não é porque eu saí da escola que eu parei de pegar conteúdo. Tinha uma rotina de estudos de 10h por dia. A plataforma Se Liga No Enem foi fundamental para o meu desempenho na prova do Enem. Foi excelente, o conteúdo deles é sensacional”, comentou.
 
Já Vitória Emmanuelly Rodrigues, de 17 anos, foi uma das nove estudantes que conquistaram a nota 980 na redação do exame, na Rede Estadual. Além de uma puxada rotina de estudos, envolvendo um dia de aulas na Escola Cidadã Integral Técnica Dr. Elpídio de Almeida, em Campina Grande, e a noite de estudos por meio de um curso gratuito on-line, o estudo acontecia aos sábados, com a ajuda de familiares e da sua professora de português da escola, Ana Camilla.
 
Ela conta que controlar as emoções foi essencial. Para isso, além de ajudá-la em conhecimentos e dicas extras a respeito da prova, o Se Liga no Enem, conseguiu levar segurança e calma à aluna. “A rede pública pode sim fazer a diferença, então é crucial que a sociedade acredite no potencial dos alunos dessas instituições. Foi crucial ter vivido o Se Liga no Enem, pois, sem ele, eu não teria tido controle emocional nos dias 3 e 10 de novembro”, disse a estudante.
 
A condição financeira limitada não impediu a adolescente de sonhar. Ela lembrou da frase de Mário Quintana “Sonhar é acordar-se para dentro”, enquanto conta com a alegria de quem está vendo um deles se realizar, o de cursar Odontologia.
 
João Vitor Lacerda Dantas, de 18 anos, também alcançou a nota de 980 pontos na redação do Enem 2019, e é um dos destaques da Rede Estadual de Ensino. A conquista veio no mesmo ano em que terminou o Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Soledade Assis Freitas, em Cajazeirinhas.
 
Os livros e apostilas foram ferramentas essenciais para João Vitor. Ele chegou a participar de quatro concursos de redação do Programa Se Liga No Enem e da Olimpíada de língua Portuguesa de 2019 no gênero Artigo de Opinião.
 
O estudante comentou que nunca teve acesso ao cinema e tampouco assistia a séries, mas isso não foi empecilho para desenvolver uma boa redação.  “Os aulões do Se Liga no Enem e o cursinho de redação que fiz me ajudaram muito em preparar métodos de discussões para a redação, isso foi o diferencial. Pois nós, alunos, nos integramos de forma mais direta ao estudo e aprendemos com diferentes professores", falou.
 
O secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), Cláudio Furtado, parabenizou os estudantes pelos excelentes resultados na redação. “Estamos muito felizes em ver todo trabalho que foi feito em 2019 pela Rede Estadual com o Se Liga No Enem, e o empenho dos alunos dando frutos em 2020. Ano passado, realizamos vários concursos de redação, não só propostos pela nossa rede como também por várias entidades como a CGU, Marinha, Ministério Público, Fapesq, dentre outros. Isso trouxe como reflexo notas muito boas, além da dedicação dos alunos nos estudos em casa. Eles estão de parabéns”, ressaltou.
 
O secretário afirma que a SEECT visa potencializar a plataforma do Programa Se Liga No Enem em 2020, principalmente a distância, para que os estudantes alcancem resultados maiores e consigam ingressar na universidade. “Estamos com grande expectativa para o Sisu 2019 em superar a aprovação do Enem 2018. Nos alegramos em ver o sucesso de nossos alunos”, comemorou.

 

O Programa



Em 2019, o Programa Se Liga No Enem funcionou em quatro categorias: ‘SeLigaNoEnem Festival’, com 28 edições festivais aos sábados em todas as 14 Gerências Regionais, com 17.600 alunos envolvidos; ‘SeLigaNoEnem na Escola’, com 64 polos presenciais de aulas para escolas regulares e integrais, abrangendo mais de 9 mil alunos; ‘SeLigaNoEnem Egressos’, com 1.770 vagas para alunos que concluíram o ensino médio na Rede Estadual, sendo 720 para aulas presenciais em quatro polos, e outras 1.050 para Ensino a Distância (EAD); ‘Núcleo de Redação’, com produção de uma redação por mês simultaneamente em todo o estado, envolvendo 412 escolas e mais de 29 mil estudantes; e ‘Simulados’, com realização de dois simulados, dentro das competências e habilidades do Enem; ‘Se Liga No Enem Intensivo’, com um curso preparatório para o Enem durante quatro meses, em João Pessoa, Guarabira e Campina Grande.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



PARAÍBA  |  26/02/2020 - 04h





PARAÍBA  |  25/02/2020 - 06h