GERAL |São Gonçalo

Lixão clandestino vira Centro de Tradições Nordestinas no RJ
Novo espaço cultural terá quadra esportiva, área de patinação, academia, palco para shows e um mirante para a Baía de Guanabara, além de barracas com comidas típicas e artesanato.




Divulgação

Os moradores de São Gonçalo terão um novo espaço de lazer e cultura bem na entrada do Município da Região Metropolitana. É o Centro de Tradições Nordestinas, que será inaugurado no próximo dia 25 de janeiro.

A festa de abertura do espaço terá shows de forró e a Orquestra Municipal de São Gonçalo tocando os sucessos de Luiz Gonzaga.

Localizado na Rua José Augusto Pereira dos Santos, no bairro de Neves, o Centro de Tradições Nordestinas de São Gonçalo chega para acabar com um problema antigo da região. Antes das obras, o local era um conhecido lixão clandestino.

A partir do próximo dia 25, a área estará totalmente revitalizada e contará com 24 quiosques de comidas típicas, artesanato e produtos diversos da região nordeste do Brasil.

Com um total de 22 mil metros quadrados, o local também terá um palco como atração de destaque.

"O Centro vai ser uma opção de lazer não só para os nordestinos, que possuem uma comunidade muito grande em nossa cidade, mas para todos os gonçalenses, que poderão se divertir com tranquilidade em um espaço totalmente revitalizado", declarou o prefeito José Luiz Nanci.

Além de ser um equipamento de incentivo à cultura popular e ao comércio, a Prefeitura de São Gonçalo conseguiu fechar uma parceria com a companhia de distribuição de energia Enel para a construção de uma quadra poliesportiva, com arquibancada de concreto, alambrados para proteção e refletores de led para iluminação.

O Centro de Tradições Nordestinas ainda vai oferecer uma área de patinação, uma academia de ginástica para a Terceira Idade e um mirante para a Baía de Guanabara, além de mesas e cadeiras que ocuparão a nova praça. Os visitantes também vão ter um estacionamento próprio.

 

Lixão clandestino revitalizado



Antes das obras, o local onde agora vai funcionar o Centro de Tradições Nordestinas era um conhecido lixão clandestino.

Na região, eram comuns reclamações sobre mau cheiro e do abandono do espaço público. Segundo a Prefeitura de São Gonçalo, várias estratégias para acabar com o uso irregular do espaço nunca deram certo.

Câmeras de segurança, grades e patrulhamento nunca foram eficientes para inibir o acúmulo de lixo naquela área. Em períodos de chuva, o problema aumentava com a proliferação de doenças.

O município não informou qual o valor total gasto na construção do Centro de Tradições Nordestinas, mas disse que, com exceção da quadra esportiva, todo o projeto foi executado com recursos próprios e mão de obra direta da prefeitura.

A administração do novo espaço cultural de São Gonçalo será de responsabilidade da Secretaria de Turismo e Cultura do município, em conjunto com a Fundação de Arte, Esporte e Lazer de São Gonçalo (Faesg).


Galeria de Fotos:





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM