O plano nacional está pronto e obedecerá a ordem de grupos prioritários, não dependendo de cadastro por meios eletrônicos. Para orientar a população, o Ministério da Saúde divulgou uma nota, na última quinta-feira (14), em que alerta para a circulação de um novo golpe financeiro envolvendo um anúncio de agendamento para vacinação. O documento foi enviado para as secretarias de Saúde de cada estado para que os habitantes sejam acautelados pelos órgãos.
O Ministério da Saúde esclarece que não realiza agendamento para aplicação de nenhum tipo de vacina, e nem envia códigos para celular dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso receba solicitação de cadastro, não forneça seus dados e denuncie às autoridades competentes”, diz a nota. “O SUS é universal, gratuito e o acesso aos serviços de saúde estão disponíveis nos postos de saúde e salas de vacinação”, completa o Ministério da Saúde.
A única forma virtual de facilitar o processo de vacinação é baixando o aplicativo Conecte SUS Cidadão, disponível para sistemas Android e iOS, e gerando o QR Code para apresentar no momento da imunização. Quem não realizar o procedimento, nem já tiver sido cadastrado nas bases de dados do Ministério da Saúde, será registrado no momento do atendimento no posto de saúde, mediante apresentação do CPF ou da Carteira Nacional de Saúde (CNS).