PARAÍBA | PANDEMIA

Vacina da covid chega em janeiro na Paraíba
O calendário com as datas de aplicação das vacinas ainda não tem prazo de divulgação e só será anunciado quando as doses chegarem à Paraíba.




Reprodução

O Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, afirmou nesta segunda-feira (14), em entrevista ao programa 'Arapuan Verdade' que a população paraibana deverá ser vacinada em fevereiro, quando se iniciará o primeiro ciclo da vacinação. As doses encomendadas fazem parte do primeiro lote de 15 milhões de unidades da vacina de Oxford contra a covid-19, feitas pelo Governo Federal. 

 
De acordo com ele, essas doses chegarão em janeiro, após o Brasil fechar o acordo com a Universidade de Oxford e a AstraZeneca para obter a vacina. O valor total da negociação gerou em torno de U$ 127 milhões. 
 

O que acena o governo Federal é de que haverá a centralização e essa é a melhor conduta para toda a campanha de vacinação. Em janeiro receberemos os primeiros lotes das vacinas e em fevereiro começamos a vacinação. O Plano Nacional de Imunização (PNI) do país é considerado o mais abrangente do mundo e isso dá segurança para uma grande campanha contra o vírus", destacou. 

Segundo Geraldo, o momento é de expectativa, uma vez que basta a sinalização do envio das vacinas para que a população paraibana já tenha seus grupos prioritários assegurados na imunização. "Assim que o Ministério da Saúde disponibilizar as vacinas iremos iniciar os ciclos da imunização astazenica aos grupos prioritários", destacando que os primeiros a receberem as doses serão os profissionais da saúde, seguido dos idosos e demais profissionais. 

De acordo com o Ministério da Saúde, serão 15 milhões de unidades em janeiro, mais 15 milhões em fevereiro e as outras 70 milhões devem chegar ao país em lotes sequenciais a partir de março. 

 
O calendário com as datas de aplicação das vacinas ainda não tem prazo de divulgação e só será anunciado quando as doses chegarem à Paraíba. A Paraíba registrou 93 novos casos de Covid-19, 3.439 óbitos e 153.649 infectados, segundo dados do último Boletim de Saúde, divulgado neste domingo (13).




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



PARAÍBA  |   04/03/2021 17h51





PARAÍBA  |   04/03/2021 12h14


PARAÍBA  |   04/03/2021 10h55

João Pessoa - PB