REGIONAIS | ADUTORA DO PINTADO

Professor da UFCG alerta sobre risco de transferência de adutora em Sousa para Uiraúna




Reprodução/Facebook

O professor Doutor Allan Sarmento, informa através do protocolo online do Ministério Público Estadual da Paraíba sobre os danos econômicos e na saúde pública, caso se confirme a transferência da Estação de Tratamento de Água de Sousa.

A adutora emergencial do Pintado e a estação de tratamento de água de Sousa foram construídas em parceria com o governo federal para atender uma população de aproximadamente 60 mil pessoas da cidade de Sousa, somando o investimento realizado foi R$ 7,9 milhões. É sabido que esse sistema foi construído para evitar o colapsado de água da cidade, devido à estiagem que levou o açude São Gonçalo ao colapso total, chegando a seu volume morto.

 
Recentemente a Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (CAGEPA), anunciou através do processo licitatório, a transferência da infraestrutura da Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada no Alto do DNOCS na cidade de Sousa para o Sistema Capivara localizado no município de Uiraúna/PB. É importante lembrar que está obra teve investimento também do governo federal, dinheiro este proveniente da arrecadação de impostos da população de Sousa, devendo esta infraestrutura ser incorporado ao DAESA, para que no futuro fique também responsável pelo tratamento da água.

Portanto, caso esse procedimento licitatório venha a se realizar, pode causar danos econômicos, já que retira a infraestrutura, e além do mais, proporciona danos futuros à saúde pública já que o sistema é de caráter emergencial para fornecer água potável para população, violando consequentemente o direito difuso da cidade de Sousa, cabendo uma ação civil pública.

Professor Doutor Allan Sarmento Vieira
Vice-Diretor do CCJS/UFCG
(Premiado em 1º Lugar, na categoria doutorado, no Prêmio Brasil de Engenharia 2011 – Temática: Recursos Hídricos e Saneamento.)

Curriculum Lattes:
lattes.cnpq.br/1584355117069605
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



REGIONAIS  |   20/01/2021 17h32

Sousa - PB
 




REGIONAIS  |   17/01/2021 16h00

Sousa - PB
 

REGIONAIS  |   16/01/2021 10h00

Sousa - PB