ELEIÇÕES 2020 | ELEIÇÕES 2020

Instituto Opinião divulga pesquisa para prefeito de Uiraúna
Considerando a margem de erro de 6,1 pontos percentuais para mais ou para menos, os dados indicam empate técnico entre os dois concorrentes.




Reprodução

Segundo Santiago (PTB), atual prefeito e candidato à reeleição, lidera com 51,9% das intenções de voto a disputa pela Prefeitura de Uiraúna, no Alto Sertão da Paraíba. Leninha Romão (PP) é a preferida de 44,2% dos eleitores do município. Brancos, nulos e nenhum são 0,8%, indecisos ou não sabem somam 3,1%.

Números:
SEGUNDO SANTIAGO: 51,9%
LENINHA ROMÃO: 44,2%
BRANCOS/NULOS: 0,8%
INDECISOS/NÃO SABEM: 3,1%

(Nós corrigimos um erro de digitação no texto logo acima cometido pelo nosso Portal COFEMAC com os números referentes a porcentagem dos votos BRANCOS/NULOS: Antes nós publicamos o valor de 08%, porém, o valor correto é 0,8%)

 
Considerando a margem de erro de 6,1 pontos percentuais para mais ou para menos, os dados indicam empate técnico entre os dois concorrentes, com tendência de vitória de Segundo, que tem 7,7 pontos percentuais de maioria na pesquisa estimulada realizada no último dia 6 de novembro, nove dias antes do pleito deste domingo (15), pelo Instituto Opinião, em parceria com o Portal MaisPB e a Rádio Mais FM 100.1 (Uiraúna).

Na pesquisa espontânea (quando os entrevistadores não citam nomes dos candidatos), o resultado é semelhante:
  • Segundo Santiago tem 51,5% e
  • Leninha Romão tem 43,8% das citações dos entrevistados.
  • Brancos, nulos e nenhum são 0,4 e indecisos ou não responderam soma 4,3% dos eleitores.
 
Sobre o grau de convicção do voto, quando perguntados pelo Instituto Opinião:
  • Em relação ao candidato Segundo Santiago, 51,5% dos eleitores de Uiraúna responderam que votam com certeza no petebista, 8,1% admitem que poderiam votar, 36,9% asseguram que não votariam de jeito nenhum, 1,9% dizem que não conhecem o candidato o suficiente para avaliá-lo e 1,6% não responderam.
  • Já sobre a candidata Leninha Romão, 40,8% dizem que votam nela com certeza, 11,2% poderiam votar, 43,1% não votariam de jeito nenhum, 2,3% dizem não conhecê-la o suficiente e 2,6% não responderam ao questionamento.

O Instituto Opinião avaliou as gestões municipal, estadual e federal.
  • A administração do prefeito Segundo Santiago é aprovada por 62,7% dos eleitores e reprovada por 28,5% dos entrevistados, enquanto 8,8% não sabem ou não responderam.
  • Já a forma como o governador João Azevêdo (Cidadania) administra a Paraíba recebeu a aprovação de 53,5% dos eleitores de Uiraúna. Por outro lado, 24,6% reprovam o modelo de gestão de Azevêdo e 21,9% não sabem ou não responderam.
  • A maneira de governar o Brasil adotada pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) é aprovada por 45,8% dos entrevistados no município. Para 36,2% dos eleitores, o governo Bolsonaro merece reprovação e 18% não sabem ou não responderam.

Dados técnicos da pesquisa

O Instituto Opinião realizou 260 entrevistas pessoais e domiciliares com eleitores de comunidades da zona urbana e rural do município de Uiraúna no último dia 06 de novembro.

 
Os questionários foram aplicados nas seguintes localidades:
Agreste, Algasa, Alta da Bela Vista, Arapuã, Arrojado, Belém Novo, Berlim, Bronzeado, Bujary, Cafundó de Areias, Canadá, Carrasco, Casinhas, Centro, Cristo Rei, Cruz, Curupaity, Distrito Areias, Distrito Quixaba, Dom Silvano, Espírito Santo, Extrema, Exú, Figueiredo, Garrafão, Graciosa, Guerrilha, João Ferreira, José Felipe, Lajes, Macacos, Madeiro, Mato Grosso, Moça Branca, Moreira, Mutirão Antônio Mariz, Mutirão da AABB, Mutirão Frei Damião, Nossa Senhora de Lourdes, Olho d’Água Seco, Placas, Pocinhos, Retiro I, Retiro II, Retiro III, Rio do Peixe, Saco da Barra, Saco dos Martins, Santa Umbelina, São José, Tamandaré, Tigre, Varreio e Vazante.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.

O intervalo de confiança da pesquisa estimado é de 95% e a margem de erro admitida é de 6,1 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Houve uma fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários, executado in loco pelo coordenador de campo e uma filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PB-01851/2020.

Instituto Opinião

Com 26 anos de experiência, o Instituto Opinião, com sede em Campina Grande, acumula atuação destacada na Paraíba e em estados do Nordeste. Dirigido pelo estatístico Joaquim Braga, é um dos mais respeitados e acreditados no segmento. Tem parceria com o Portal MaisPB desde as eleições de 2016.

 





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



ELEIÇÕES 2020  |  17/11/2020 - 06h

Uiraúna - PB
 




ELEIÇÕES 2020  |  15/11/2020 - 18h

Uiraúna - PB
 

ELEIÇÕES 2020  |  15/11/2020 - 09h

Uiraúna - PB