UIRAÚNA

SAMU emite nota sobre ocorrido na sua base na noite dessa quarta-feira




COFEMAC/Arquivo

O Samu de Uiraúna vem a público demonstrar a sua indignação e revolta pelo atentado impetrado contra a sua base na noite dessa quarta-feira (12).

Diante da invasão feita à Base do Samu por militantes políticos, que interditaram também a rua, a unidade foi impedida de realizar a sua função primordial: salvar vidas.

Expressamos também o nosso total repúdio a conduta dos militantes que foi um total desrespeito para com os profissionais que estavam de plantão, que também foram vítimas de assédio, crime de desacato contra funcionário público e agressões psíquicas e morais.


 
Por irresponsabilidade dos que se promoveram e encintaram esse ato de vandalismo, não só a população de Uiraúna, mas toda a região que conta com o suporte técnico do Samu de Uiraúna ficou desassistida de atendimento.

Baderneiros obstruíram a entrada da base do Samu, desferindo gritos, vaias e xingamentos direcionados aos profissionais de saúde que estava no exercício da sua função, na tentativa de intimidar os profissionais e causar interferência no trabalho e na prestação de socorro que estava sendo realizada no local.

Com o impedimento do deslocamento das ambulâncias e a interdição da base, duas ocorrências deixaram de ser atendidas, uma envolvendo uma parada cardiorrespiratória e um acidente em uma cidade circunvizinha. Esperamos profundamente que diante disso haja mais solidariedade e compreensão quanto a importância e o respeito que o Samu e os profissionais merecem diante de sua missão.

O Samu de Uiraúna, em 10 anos de história, nunca havia presenciado de um episódio tão lastimável. O Samu e seu serviço está para além das questões partidárias municipais e presta seu serviço independentemente de cor partidária ou ideologia política.

Todas as medidas legais cabíveis para o caso já estão sendo adotadas junto ao Ministério Público para que os culpados por essas ações sejam punidos de acordo com a responsabilidade dos seus atos.


 
Esperamos profundamente que, diante desse fatídico episódio, haja mais solidariedade e compreensão quanto a importância e o respeito que o Samu e os profissionais merecem diante de sua missão.

Jacinta Vieira
Coordenadora do Samu





COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



UIRAÚNA  |   01/12/2020 02h09

Uiraúna - PB
 




UIRAÚNA  |   25/11/2020 12h29

Uiraúna - PB
 

UIRAÚNA  |   25/11/2020 08h43

Uiraúna - PB