PARAÍBA | NA PANDEMIA

Estado divulga Protocolo Sanitário para o Dia de Finados




COFEMAC/Arquivo

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nesta segunda-feira (26), o protocolo sanitário com recomendações para o feriado de Finados, dia 1º de novembro, na Paraíba. O guia reúne orientações para gestores, trabalhadores e para a população em geral sobre práticas adequadas ao enfrentamento da disseminação da Covid-19 no Estado. Além das recomendações habituais sobre a higiene das mãos, distanciamento social e uso das máscaras, o protocolo orienta sobre a visita aos cemitérios, criptas e realização de celebrações religiosas.

 
De acordo com as orientações, é recomendado que pessoas de idade igual ou superior a 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para a Covid-19, assim como as gestantes e puérperas, evitem as visitas aos cemitérios e celebrações religiosas. Pessoas que sofrem de alguma comorbidade tais como: cardiopatias graves; pneumopatias graves ou descompensados asma moderada/grave, DPOC; doenças renais crônicas em estágio avançado; diabetes mellitus ou fragilidade imunológica também devem permanecer resguardadas neste período.  

De acordo com o secretário executivo de Saúde, Daniel Beltrammi, é tradicional que a população preste homenagem aos entes queridos já falecidos, porém é preciso lembrar que é possível fazer isto sem descuidar do combate ao novo coronavírus, e reforça que a existência de um protocolo sanitário dedicado ao setor não determina sua abertura.
 

O objetivo do protocolo sanitário é, com base em evidências, determinar as medidas de controle para prevenção da infecção pela Covid-19 considerando as especificidades de cada setor. É importante que a população confira a classificação de municípios por bandeiras e as especificações de cada segmento, concebidas no Plano Novo Normal Paraíba”, ressalta.

 
Durante as homenagens no Dia de Finados é recomendado que os familiares permaneçam um curto período de tempo nos locais, não promovam aglomeração e carreguem consigo garrafinhas com água e sabão, ou álcool em gel, para limpar as mãos ao entrar e sair do ônibus/transporte e no cemitério. Todas as informações sobre o protocolo sanitário podem ser encontradas no link:

paraiba.pb.gov.br...e-finados-1.pdf  




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM