MAIS NOTÍCIAS | CLIMA

Goiânia registra maior temperatura em 83 anos
Há semanas Goiás experimenta uma onda de calor, mas esta terça-feira marcou o ‘ápice’.




Reprodução

A cidade de Goiânia bateu um recorde nesta terça-feira, 6. Porém, o fato não tem nada para ser comemorado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou, hoje, a temperatura de 41ºC na capital de Goiás, o número mais alto já registrado em 83 anos de aferição. O Inmet chegou a emitir um alerta para o estado e afirmou que a onda de calor pode até ser fatal.


Há semanas Goiás experimenta uma onda de calor, mas esta terça-feira marcou o ‘ápice’. O alerta emitido pelo Inmet mencionou risco de morte, diante do calor excepcional, e foi direcionado para as seguintes áreas: Distrito Federal, Centro Sul Mato-Grossense, Nordeste Mato-Grossense, Norte Mato-Grossense, Sudeste Mato-Grossense, Sudoeste Mato-Grossense, Centro Goiano, Leste Goiano, Sul Goiano, Norte Goiano, Noroeste Goiano, Sudeste Tocantinense, Sul Tocantinense, Oeste Tocantinense.

Chefe do Inmet no estado, Elizabeth Alves explica que o registro de altas temperaturas é normal, mas que este ano está atípico. Ela afirma que o período de calor já dura 15 dias, quando o normal é uma semana, e que isso pode trazer sérios riscos para aqueles que possuem doenças respiratórias ou crônicas.
 

Mediante algumas situações, não só essa da temperatura elevada, mas a soma de outros fatores, como doenças crônicas já existentes, pode causar a morte”, diz.

Segundo a chefe do Inmet, “essas condições de temperatura, em torno de quarenta graus, vão persistir até o domingo”, dia 11, quando, a partir de então, haverá possibilidade de de chuva isolada. Porém, conforme Elizabeth, a partir de sábado, 10, “já podemos ter alguma nebulosidade”.

Enquanto isso, o Inmet recomenda à população que se mantenha constantemente hidratada e que evite grandes exposições ao sol.

 




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



MAIS NOTÍCIAS  |  30/10/2020 - 09h





MAIS NOTÍCIAS  |  29/10/2020 - 14h


MAIS NOTÍCIAS  |  29/10/2020 - 13h







google.com, pub-3622982186074943, DIRECT, f08c47fec0942fa0