COVID-19

Covid-19 avança e preocupa população em Uiraúna
Em 11 dias de agosto foram 62 novos casos confirmados, 217 suspeitos e dois óbitos.




COFEMAC/Arquivo

A comunidade uiraunense está preocupada com o aumento dos casos de covid-19 ocorrido nos últimos dias. Os números oficiais da Secretaria Municipal de Saúde, divulgados nos boletins, demonstram que a contaminação de novas pessoas está ocorrendo cada dia em maior número.

Os primeiros sete boletins desse mês, publicados de 1 a 11 de agosto, mostram que a preocupação da população tem fundamento. Em 11 dias foram confirmados 62 novos casos da doença, o que dá uma média diária de 5,6 novos casos de infecção. Nesse período também foi registrado um aumento expressivo de casos suspeitos, 217; uma média por dia de quase 20 novos pacientes com sintomas suspeitos de covid-19.

Nos primeiros 11 dias de agosto Uiraúna confirmou a cura de 27 pacientes. Em relação ao total de novos casos (62) os curados representam 43,5%.

No entanto o número mas triste e preocupante é com relação aos óbitos. Uiraúna registra um total de três pacientes que morreram em decorrência da pandemia do novo coronavírus; dois deles faleceram nos dias 7 e 10 desse mês de agosto. Pelos números publicados, pelo menos outros quatro pacientes encontram-se internados em hospitais.

VEJA OS NÚMEROS OFICIAIS DESSE MÊS DE AGOSTO


 
Os últimos números gerais divulgados em 11 de agosto mostram o quadro abaixo:
  • Casos confirmados: 143
  • Casos recuperados: 66
  • Casos em tratamento: 74
  • Pacientes suspeitos: 92
  • Casos descartados: 561
  • Óbitos: 03

O MEDO

Pela cidade existe um clima de medo e a maioria das pessoas entende que existe um relaxamento com relação aos cuidados de proteção pessoal e isolamento e distanciamento social. As maiores reclamações são: o não uso da máscara e do álcool em gel; as aglomerações nos estabelecimentos comerciais; a realização de festas familiares que promovem aglomerações - mesmo que em residências. Outra reclamação muito comentada é a pouca testagem da população; sem a realização rápida dos testes, pessoas contaminadas --sem saber-- continuam em contato com outras espalhando a infecção.

TRISTES IMAGENS

Os dois pacientes falecidos nesse mês foram um homem de 40 anos e um idoso com pouco mais de 60 anos. Ambos estavam internados há vários dias na UTI do Hospital Regional de Cajazeiras. As imagens tristes dos sepultamentos, publicadas nas redes sociais chocaram muitas pessoas, já que os corpos são enterrados sem haver velório e apenas com a presença de poucos familiares, acompanhando de uma certa distância o caixão.

CASOS POR LOCALIDADE (11.AGO)






COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



COVID-19  |  30/11/2020 - 19h

Uiraúna - PB
 




COVID-19  |  28/11/2020 - 18h

Uiraúna - PB
 

COVID-19  |  26/11/2020 - 18h

Uiraúna - PB