POLÍTICA | EM POÇO DANTAS

JUSTIÇA DE UIRAÚNA DETERMINA QUE O FACEBOOK REMOVA POSTAGENS OFENSIVAS CONTRA O PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO ITAMAR MOREIRA! O PROCESSO TEM POR OBJETIVO DESCOBRIR O RESPONSÁVEL POR TRÁS DE PERFIL 'FAKE'




Assessoria

O Juiz da Comarca de Uiraúna, Dr. Francisco Thiago da S. Rabelo proferiu decisão nos autos do processo nº 0800276-88.2020.8.15.0491 e determinou que a Empresa Facebook Serviços Online do Brasil LTDA remova da internet postagens ofensivas contra Itamar Moreira (PTB), pré-candidato a prefeito de Poço Dantas. As publicações foram feitas por dois perfis “fake” nas redes socias do Facebook. A decisão deve ser cumprida pelo Facebook num prazo de 24 horas após ciência, sob pena de multa.

Os perfis são: www.facebook.com/benedita.aparecida.35110 e www.facebook.com/...?epa=SEARCH_BOX . Tratam-se de perfis anônimos que vêm, há cerca de 8 meses postando ataques, difamações e denúncias caluniosas por meio de montagens, trucagens e “Fake News”, cometendo assim, crimes contra a honra do pré-candidato Itamar Moreira, segundo sua assessoria jurídica.

No processo, Itamar Moreira apresenta inúmeros prints de postagens para comprovar que é vítima de “Fake News”, ataques de ódio por meios de práticas de injúria, difamações e calúnias, segundo sua assessoria jurídica.

As referidas páginas “fake” do Facebook, já atacaram Itamar acusando-o de ser ficha suja, acusando-o de estar envolvido em esquemas criminosos, associação criminosa e de ser alvo de operações da Polícia Federal o que é notório jamais ter ocorrido no histórico de vida do pré-candidato Itamar Moreira. Em outras diversas postagens, as páginas “fake” atacam os filhos de ex-prefeito Itamar, a médica Dra. Amanda Fernandes e o advogado Dr. Odilon Fernandes, e ainda, a antiga Empresa do advogado, a ITC Consultoria.

Desde que anunciou sua pré-candidatura a prefeito de Poço Dantas, Itamar afirma que vem sendo alvo de um jogo político rasteiro, sofrendo ataques covardes, disfarçados pelo anonimato nas redes sociais, numa clara e evidente tentativa de manchar sua imagem e lhe causar danos em relação as eleições de 2020.

O perfil “fake” www.facebook.com/benedita.aparecida.35110 que agora terá suas postagens retiradas em razão da decisão judicial, é seguido, comentado e curtido por pessoas notadamente ligadas ao grupo de oposição de Poço Dantas, inclusive, compartilhando algumas postagens ofensivas em grupos de WhatsApp.

 
A decisão não põe fim ao processo, pois, o pedido principal da ação é para que o Facebook apresente o ID do computador de onde partiu as postagens até que se revele o responsável pelos ataques, para que responda pelos danos morais e pelos crimes cometidos, segundo a assessoria jurídica do pré-candidato.

A assessoria, ainda reforçou que tramita na justiça diversas outras ações que buscam a responsabilização civil e criminal de pessoas que se utilizam das redes socias e da imprensa para criar e propagar “Fake News”, denegrindo a imagem e a honra do ex-prefeito Itamar Moreira




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM






POLÍTICA  |  07/08/2020 - 19h

Triunfo - PB
 

POLÍTICA  |  07/08/2020 - 05h