POLÍTICA | LUTO

Morre ex-deputada Lúcia Braga aos 85 anos




Reprodução

Morreu nesta sexta-feira (08) a ex-deputada Lúcia Braga, 85 anos, esposa do ex-governador da Paraíba, Wilson Braga.

A informação foi repassada por pessoas próximas da família ao Portal MaisPB. 

O sepultamento está marcado para acontecer na manhã deste sábado (09) às 10h no Cemitério Parque das Acácias, em João Pessoa. Ainda não há informações sobre o velório.

Lúcia Braga e Wilson Braga deram entrada há uma semana no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, com quadro clínico de pneumonia. Wilson Braga segue internado.

Trajetória política

Lúcia Braga foi a primeira deputada federal eleita pela Paraíba em 1986. Ela participou da Assembleia Nacional Constituinte.

Reeleita em 1990 para o cargo pelo PDT, votou favorável pelo impeachment do ex-presidente Fernando Collor em 1992.

Disputou o Governo da Paraíba e a Prefeitura de João Pessoa, mas não obteve êxito.

Em 1998 conseguiu ser eleita deputada estadual e em 2002 retornou à Câmara Federal.

Políticos lamentam a morte de Lúcia 

O governador João Azevêdo manifestou, por meio de nota oficial, profundo pesar pela morte da ex-deputada Lúcia Braga.

“Com pesar, recebi a notícia do falecimento da ex-deputada e ex-primeira dama da Paraíba, Lúcia Braga. Lamento a morte desta mulher forte que a primeira a ocupar o cargo de deputada federal pela Paraíba. Meus sentimentos a família, amigos e a seu companheiro, o ex-governador Wilson Braga. Que Deus conforte o coração de todos”, postou a vice-governadora Lígia Feliciano.

“Lamento profundamente a perda da ex-deputada e ex-primeira dama da Paraíba, Lúcia Braga, que nos deixou nesta sexta-feira. Nos solidarizamos com a família e amigos, com Wilson Braga, que perde uma grande companheira de toda a vida, uma mulher altiva, que deixa um legado na história política do estado e do Brasil pelo seu pioneirismo e pela forma como representou a força da mulher paraibana”, afirmou o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo.

“Lúcia Braga esteve sempre à frente do seu tempo. Primeira mulher paraibana eleita deputada federal. Teve sua vida dedicada aos menos favorecidos, o que lhe rendeu o carinhoso chamamento de “Mãe dos Pobres”, lembrou o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB).

“A Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) expressa seu profundo pesar pelo falecimento da ex-deputada federal constituinte, ex-deputada estadual e ex-primeira dama do Estado da Paraíba, Antônia Lúcia Navarro Braga. Pioneira na inserção feminina na política e assistente social por formação, Lúcia foi um ícone em defesa do amparo aos mais carentes e a primeira mulher a exercer o mandato como deputada federal”, disse a CMJP.

“A Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana lamenta com pesar o falecimento, no início da noite desta sexta-feira (8), da ex-deputada federal Lúcia Braga. Na década de 80, representou a Paraíba na Assembleia Constituinte e votou a favor de todos os itens em defesa dos direitos das mulheres na Constituição Brasileira de 1988. Ela era casada com o ex-governador da Paraíba, Wilson Braga e nos deixa um legado de força e coragem na história da política do Estado e do Brasil.”⁣

“O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, em nome de todos os deputados e servidores da Casa de Epitácio Pessoa, vem a público lamentar o falecimento da ex-deputada estadual Lúcia Braga. Ele também decretou luto do Poder Legislativo por três dias”, informou a Assembleia Legislativa por meio de nota.

“Lúcia Braga militou na política quando poucas mulheres atuavam. Se temos hoje um número ainda reduzido de mulheres enveredando no Parlamento ou no Executivo, imaginemos isso na década de 70, 80. Lúcia foi corajosa em romper as fronteiras e ir a Brasília, atuar na Assembleia Nacional Constituinte. Ela foi a primeira mulher eleita deputada federal pela Paraíba. Sempre esteve atenta às necessidades das pessoas mais carentes”, pontuou o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB).

“Lúcia dedicou muito da sua vida ao trabalho em defesa dos mais vulneráveis e a Paraíba tem muita gratidão a ela por essa atuação”, afirmou o deputado licenciado e secretário de Planejamento de Campina Grande, Tovar Correia Lima.

“Foi com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento da ex-deputada federal Lúcia Braga. A ex-primeira dama estava internada desde a semana passada em um hospital de João Pessoa”, disse o deputado Gervásio Maia.

“Lúcia Braga foi uma mulher a frente do seu tempo. Foi a primeira deputada federal da Paraíba e quando primeira-dama do Estado atuou na linha de frente no combate à fome e pelo acesso à moradia com dignidade”, lembra o deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB).

“Deixo aqui o meu voto de mais profundo pesar ao ex-governador Wilson Braga e a toda família e amigos da ex-deputada Lúcia Braga, que teve uma atuação importante na vida de milhares de paraibanos, com trabalhos sociais realizados mesmo antes de ingressar na política”, disse o vereador de João Pessoa, Thiago Lucena.




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



POLÍTICA  |  07/07/2020 - 17h





POLÍTICA  |  07/07/2020 - 12h


POLÍTICA  |  06/07/2020 - 09h