GERAL | MUNDO

Morre médico chinês que tentou alertar colegas sobre coronavírus
Em um movimento raro, o Comitê Central do Partido Comunista da China, que comanda o país, admitiu ter falhado na resposta ao avanço da doença.




Reprodução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lamentou nesta quinta-feira (06) a morte do médico chinês Li Wenliang, oftalmologista do Hospital Central de Wuhan, por complicações respiratórias. Ele teria sido um dos primeiros a identificar o novo coronavírus e alertar as autoridades. Ele foi uma das oito pessoas que a polícia investigou sob acusação de "espalhar boatos".

Estamos muito tristes com a morte do doutor Li Wenliang", disse Mike Ryan, diretor executivo da OMS. "Precisamos celebrar o trabalho que ele fez no surto de 2019-nCoV."

Li trabalhava no mesmo hospital que recebeu, no final do ano passado, sete casos de infecção por um vírus com sintomas semelhantes aos do Sars, doença respiratória que matou mais de 700 pessoas no início dos anos 2000.

Segundo a rede britânica BBC, em 30 de dezembro, o médico teria enviado uma mensagem para colegas médicos em uma conversa em grupo privado com um alerta sobre o possível surto e com recomendações sobre o uso de equipamentos de segurança para evitar a infecção.

No fim de janeiro, o médico publicou em uma rede social chinesa um pedido de desculpas do governo chinês, que admitiu falha na resposta à epidemia do novo coronavírus.

Infectado durante consulta

No início do mês passado, Li entrou em contato com o 2019-n-CoV, enquanto tratava uma paciente infectada. Ele contou, em seu perfil de uma rede social, que em 10 de janeiro começou a tossir, no dia seguinte passou a ter febre e, dois dias depois, foi para o hospital. Seus pais também ficaram doentes e foram internados.

Dez dias depois de ele começar a ter sintomas, em 20 de janeiro, a China declarou emergência por causa do surto. Li afirma ter sido submetido a diversos exames para determinar se estava com coronavírus, mas todos deram negativo.

Em 30 de janeiro, ele postou novamente: "Hoje, o teste de ácido nucleico voltou com um resultado positivo. A poeira baixou, finalmente fui diagnosticado".




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM