Notícias

Banner noticia interna

FATOS E BOATOS
Estudante apresenta trabalho na Faculdade Cristo Rei de Uiraúna sobre metas do PNE
PDF | Imprimir | E-mail
Seg, 21 de Janeiro de 2013 09:12

KALINY-ARETTUZEA estudante do curso de Ciências Biológicas da Faculdade Evangélica Cristo Rei em Uiraúna – PB, Kaliny Arettuze de Sousa Josias apresentou um trabalho onde explanou  sobre duas das vinte metas do Plano Nacional de Educação (PNE) do Ministério da Educação, ou seja, a meta 5: alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os 8 anos de idade e a meta 15: garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios, que todos os professores da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam.

Kaliny Arettuze de Sousa Josias já atuou como professora na Creche Municipal Mãe Teté e na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Rosa Dias do Nascimento de Poço Dantas. É neta do saudoso ex-vereador por Uiraúna e Poço Dantas, João Guilherme Estrela (Joca de Duca) e prima da vereadora Eva de Sousa Lira (PT) de Poço Dantas.

Segundo a estudante Kaliny Arettuze de Sousa Josias a meta do Ministério da Educação de alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oito anos de idade e abolir o analfabetismo escolar só vem resgatar o direito à educação, estabelecido na Constituição Federal.

“É fundamental alfabetizar as crianças até oito anos, mas também é essencial adotar medidas como fortalecer a inclusão educacional, expandir o acesso à educação integral, combater a repetência e o abandono escolar e garantir a alfabetização e a escolaridade aos que não puderam efetuar os estudos na idade regular”, afirmou.

“É um grande desafio em prol da educação e que é preciso que todos os municípios e todos os professores abracem esta luta pela alfabetização de todas as crianças até 8 anos. É um desafio gigantesco. É uma questão estratégica para fechar a torneira da chaga social chamada analfabetismo. A alfabetização na idade certa é a viga mestra para o desenvolvimento de uma nação,”, destacou Kaliny Arettuze de Sousa Josias.

Para a estudante Kaliny Arettuze de Sousa Josias a meta do Ministério da Educação de garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios, que todos os professores da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam é louvável uma vez que elevar a carreira docente a um novo patamar é uma premissa do setor da educação e se os professores não estiverem no centro das políticas públicas nos próximos dez anos, a qualidade do ensino brasileiro não vai melhorar.

O art. 206 da Constituição da República diz: o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: v) valorização dos profissionais do ensino, garantido, na forma da lei, plano de carreira para o magistério público, com piso salarial profissional e ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, assegurado regime jurídico único para todas as instituições mantidas pela União. Sem valorização dos professores não há educação.

Abdias Duque de Abrantes
Jornalista DRT PB 604

banner-internas


Compartilhe:

Comentário

Compartilhe sua opinião sobre a publicação. Deixe sua mensagem abaixo:

Código de segurança
Atualizar

Sua opinião é importante! Este espaço visa dar a você, leitor, uma oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma coesa e clara sobre o fato abordado nesta página.

É importante salientar, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do portal COFEMAC.

 

 
23Jan 2013
Antonio Jorge Dantas
23-01-2013 07:53
Parabens Kaliny ! A lapidação do homem está na Saúde e na Educação, o resto é uma consequência.
0 #2
 
 
22Jan 2013
Abdias Duque de Abrantes
21-01-2013 21:18
Parabéns Kaliny pelo seu talento, sua dedicação, sua competência, sua capacidade e sua inteligência. Sucessos na sua vida profissional.
0 #1
 
  • WhatsApp
  • Cofemac
  • Expediente
  • Anuncie
  • Contato